MARKETING, essa palavra já é usual nos nossos dias. Desde o final da
segunda guerra esse conceito é mundialmente difundido. Mas afinal, o que é
marketing? Se você já se fez essa pergunta, e movido pela curiosidade ou pela
necessidade, foi atrás da resposta, provavelmente se deparou com as mais
variadas explicações. O objetivo deste artigo é simplificar o que a maioria -
por desconhecimento, insensibilidade ou propositalmente - tentam complicar.
Em um único conceito, marketing é
comercialização. No inglês, essa é a tradução literal - comercializar - mais
precisamente, "mercadalizar" (sim, sabemos que essa palavra não
existe!!). Tornar próprio ao mercado. Não vamos citar aqui Kotler ou Drucker
(poderíamos, mas não vamos!), pois isso não é um artigo acadêmico. A teoria é
muito importante e complementa a prática, mas vamos te poupar da teoria... e
iremos direto para a prática. A boa prática.
Marketing é um conjunto de técnicas e métodos, aplicados como arte para
atingir um determinado fim. Arte? Sim e explicamos: arte é uma habilidade
técnica aplicada esteticamente para um outro fim. Uma pintura de Cezanne ou uma
intervenção de Hirst procura trazer algo a mais que o exposto esteticamente -
uma mensagem, uma revelação - mostrar algo. Assim, o marketing e suas escolas
também buscam um resultado para além do discurso apresentado. Tudo o que sua
empresa ou marca fizerem para obter mais vendas ou mais lucro é um esforço de
marketing. Porém nem todo esforço é artístico.
Vamos a um exemplo concreto: A cultuada Coca-Cola, criação de Pemberton
e Robinson, foi na verdade um grande fracasso. Como assim?! Era inicialmente um
tônico fortificante, a base de álcool. Porém em 1884, o puritanismo americano
condenava o álcool, e nenhuma pessoa decente poderia ser visto tomando-a. Foi
preciso um reposicionamento, ligando o xarope a um costume da época (misturar
xaropes com água gasificada), para que as vendas iniciassem - e mesmo assim,
por mais de 10 anos foi um fracasso. Foi só quando Asa Griggs Candler,
empresário e farmacêutico comprou a fórmula e começou a trabalhar a marca ao
invés do produto, que a Coca-Cola começou a se tornar o que é hoje.
E não se enganem - custou e custa muita energia (dinheiro, tempo e
recursos humanos) para criar e manter uma boa marca. Mas por esse exemplo
citado e muitos outros, temos certeza que vale a pena investir em marketing.
Todo esforço feito isoladamente (anunciar, panfletar, fazer promoções de vendas,
etc...) são esforços de marketing, mas se não houver um direcionamento, uma
política consistente que diga algo a mais do que "quero ter mais
lucro", os resultados serão mínimos. Porém, qualquer coisa é melhor do que
nada! Não fique parado... acenda sua ideia!