quinta-feira, 12 de março de 2015

Artigo: Networking ou Interesseworking?

Não faça contatos, faça amigos.

Muito difundido no mundo corporativo o networking é a união do termo "Net" que por definição, significa rede e "Working" é o mesmo que trabalhando. Em uma forma resumida, podemos colocar que quanto maior e mais forte for sua rede de contatos, mais oportunidades apareceram em sua vida, como uma boa colocação profissional. É cada vez mais importante desenvolver uma estratégia para a evolução da carreira. Com toda a voracidade do mercado de trabalho atual, os profissionais, ao mesmo tempo em que buscam o conhecimento e a informação, precisam manter e cultivar sua rede de relacionamentos, ou networking.
Na verdade não sou contra este conceito, mas acredito que ele está deturpado. Aproximar-se das pessoas apenas e tão somente com o exclusivo interesse de aumentar sua lista de contatos profissionais, de ter o e-mail ou número de telefone de alguém importante para acionar em uma situação de dificuldade é uma relação de interesse pessoal e não de rede de relacionamento.
Se você buscar aproximação com qualquer pessoa pelo simples fato de querer aumentar sua rede de contatos, estará cometendo um grande erro. Seus contatos corporativos devem ser baseados em uma relação de amizade, de confiança. Construir relacionamentos vale muito mais e com certeza será duradouro.
Não faça contatos, faça amigos. Contatos são breves, amigos ficam pra sempre. E pra quem não acredita em amizade no ambiente de trabalho, siga fazendo contatos e torçam para que eles sejam seus amigos quando você precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário